Saiba tudo sobre seu cabelo

   A primeira coisa que você precisa saber sobre o seu cabelo é que ele é MORTO . 
   A única parte viva de seu cabelo se encontra abaixo do couro cabeludo, que é conhecida como folículos e é uma raiz minúscula enterrado profundamente na gordura do couro cabeludo. O folículo é bem irrigado por vasos sanguíneos e produz continuamente novas células.
    Estas novas células, à medida que avançam na direção da superfície do couro cabeludo, tornar-se inoperante e lentamente se organiza de modo a formar o corpo cilindricamente visível e completamente co-morto do cabelo conhecido como eixo do cabelo.
    Eixo do cabelo é feito de células mortas proteína chamada queratina.
  Agora, a pergunta imediata que se coloca é, como você pode cuidar de algo que já está morto?
    Bem, suponha que você tenha um pincel que é feito de cerdas. Como você cuidar daqueles cerdas para que não quebre? Você iria cuidar de seu cabelo da mesma forma, impedindo-o eixo do cabelo de enfraquecer de qualquer forma, seja física ou química.



    Já sabemos que o fio de cabelo é feito de proteína mortas, Então como vamos cuidar dele?    Primeiro vamos entender a estrutura do fio de cabelo.
   O cabelo é formado por três camadas: a cutícula (camada externa), o córtex (camada do meio) e medula (camada interior). 
   A medula é uma estrutura de favo de mel de queratina com espaços de ar no seu interior.
   O córtex dá flexibilidade e resistência  para o cabelo e contém melanina (dando o cabelo sua cor) sem melanina o cabelo parece cinza. 
   A cutícula é formada por 6-11 escalas hermeticamente fechadas em uma estrutura semelhante a sobreposição de telhas no telhado
   Como já vimos anteriormente, a cutícula é feita de camadas de células mortas que se sobrepõe umas as outras, se essas camadas estiverem completamente fechadas o cabelo estará brilhante e saudável, se por algum motivo essas camadas se abrirem, o cabelo se torna o danificado e fraco.
    As três fotos abaixo mostram as camadas de cutícula de um cabelo saudável, cabelos parcialmente danificado, e um cabelo completamente danificado.



    Então agora sabemos que para manter seu cabelo brilhante e saudável, você precisa manter as escalas das cutículas densamente juntas. 
    Como podemos fazer isso? Ao fazer duas coisas simples: 

       
                                                          1- Lavando: 

    Shampoo remove o excesso de suor, óleo e sujeira do cabelo. Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos, enquanto lava os cabelos a fim de ajudar o sangue circular através de seu couro cabeludo e assim estimular a glândula sebácea, que produz  sebo.

    Pois o sebo dá ao cabelo sua própria camada protetora, a maneira mais eficaz para lavar o cabelo é  molhar bem em seguida aplicar shampoo  e massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos fazer isso duas vezes, sendo que na primeira aplicação, concentrando-se no couro cabeludo, porem não devemos colocar o shampoo diretamente no couro cabeludo e sim na mão espalhar bem e massagear o couro cabeludo uniformemente estão,  e a segunda aplicação no cabelo.


                                                    2- Condicionando:


    Apenas passar shampoo no cabelo não e o suficiente(como todos nós já sabemos) pois a função do shampoo e apenas retirar o óleo, sujeira e excesso de suor, após a lavagem com shampoo as cutículas ainda estarão abertas e precisa ser seladas, o condicionador faz esse trabalho, ele sela as camadas das cutículas e traz de volta o brilho do cabelo.
   Prefira condicionador de cabelo que contém íons carregados positivamente pois repõe a queratina.
   Já o shampoo que contém íons carregados negativamente, é bom para a remoção de sujeira, mas também remove os óleos naturais e cargas positivas do cabelo, o que resulta na acumulação de eletricidade estática o 'frizz' no cabelo. 
   Moral da história, não esqueça de aplicar o condicionador após o shampoo.
Já que estamos falando de íons e um pouco de química, eu gostaria de acrescentar também que  o pH(Potencial Hidrogênico) normal um de cabelo humano é em média 5.0 Então você deve sempre tentar manter esse valor  durante a lavagem e condicionamento. 
   Assim o ideal seria usar shampoo com PH entre 4.0 e 5.0 e condicionador entre 3.5 e 4.0  verifique sempre o pH em produtos de seu cabelo.

                            Um breve resumo para quem ainda tem duvida sobre PH:

       O ph dos nossos produtos para cabelos segue essa tabela ai em cima que vai de 1 ao 14.
  Os produtos com ph que vai do 1 ao 6 é considerado ácido, o 7 é neutro e do 8 ao 14 é alcalino
  PH ácido (1 ao 6) ajuda a fechar as cutículas do cabelo, reter as químicas e restaurar a integridade dos fios
  PH alcalino abre as cutículas do cabelo as químicas de transformação são alcalinas pois é necessário abrir bem as cutículas dos cabelos para facilitar a penetração do ativo.
      Por isso enquanto mais ácido o condicionador  melhor. 

         Bem, meninas é isso espero que tenham gostado do post e não deixem de comentar.

        Bjs.


19 comentários:

  1. Adorei o post, Lu. Super informativo. Só não concordo totalmente na parte que diz que o condicionador tem íons que repoem a queratina dos fios, pois nem todos apresentam esse componente em suas fórmulas.
    Parabéns pelo cantinho.

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana, obrigado pela visita, pois é nesse trecho do post me refiro justamente aos condicionadores que contém íons em suas fórmulas, irei especificar melhor.
      Bjs.

      Excluir
  2. Adorei tudo por aqui. om certeza volto sempre, já estou seguindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Solange, seja bem vinda,fico feliz que tenha gostado do blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciana!
    Depois da minha gravidez meu cabelo caiu bastante e ficou com uma textura ressecada...foi ótimo ter encontrado o seu site com tantas informações super úteis para mim.
    Seu site é lindo ;)
    Abraços, Marta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor seja muito bem vinda, aqui compartilhamos nossas experiências fique a vontade para voltar sempre que quiser.
      Bjs

      Excluir
  5. Oi Luciana. Adorei essa matéria. Já tinha ouvido falar alguma coisa sobre isso, mais você explicou bem esse processo. Muito importante sabermos cuidar dos cabelos. É a nossa moldura. Gostei muito, parabéns. Aliás adorei todo o blog.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Andreia o nosso cabelo é muito importante, pois um cabelo bonito e bem cuidado é o sonho de toda mulher, fico feliz que de alguma forma eu pude ajudar.
      Bjs

      Excluir
  6. Amei o post, super informativo mesmo. Acho realmente importante que saibamos cuidar dos cabelos, coisa que tanta menina não faz direito rsrs

    Beijinhos :)

    http://vitoriaeseudiario.blogspot.com.br/search/label/8º Postagem pt. 1

    http://vitoriaeseudiario.blogspot.com.br/search/label/8º Postagem pt. 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitoria fico feliz que tenha gostado do post,pois realmente é muito importante sim que cuidemos dos nossos cabelos de forma correta.
      Bjs

      Excluir
  7. Mt interessante seu post, estou retribuindo a visitinha, já curti a fan page, e estou te seguindo

    Bjos

    Ansiedadefeminina.

    ResponderExcluir
  8. uauuuuu adorei mesmo.

    Muito boa a explicação... parabéns.

    bjj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Fátima, fico feliz que tenha gostado do post.
      Bjs

      Excluir
  9. te seguindo linda
    http://bnativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei!
    Acho que tem muita gente que ainda não sabe cuidar bem dos cabelos.

    Beijos,
    Luana Nascimento
    http://m3umapa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Luana, fico muito feliz por estar passando algumas informações e um pouco de conhecimento as o pessoal com os posts aqui do blog.
      Bjs.

      Excluir
  11. gostei do post deu para aprender umas coisas que eu nem imaginava sobre cabelos! hehe

    beijãooo

    sonhos-perdiidos.blogspot.com/

    ResponderExcluir


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...