Saiba o que torna o cabelo ressecado e como cuidar

Olá meus amores!
   Demorei mas fiz o post sobre esse assunto que ha algum tempo eu estava querendo trazer para vocês, pois é o post ficou pronto e aqui está espero que gostem.
    Hoje vamos falar um pouco sobre cabelos ressecados, vamos ver também algumas dicas para acabar ou pelo menos controlar esse problema.

    Primeiro devemos saber que o cabelo ressecado  é causado pela falta de umidade e umectantes, que deixa o cabelo sem brilho, áspero, e cheio de pontas duplas


     Se o seu cabelo está ressecado, provavelmente ele não está recebendo bastante umidade e sem as quantidades adequadas de umidade e nutrientes, seu cabelo fica muito seco e quebradiço.
   Óleos naturais produzido pelas glândulas sebáceas, ajuda a manter a umidade dentro do fio, sem eles seu cabelo se torna secos e danificados.





   Quem tem cabelos naturalmente cacheados, ondulados, crespos, ou quimicamente tratados, tem que dar um carinho extra ao cabelo, fornecendo a nutrição necessária e umidade de que necessita.
   Em condições saudáveis o teor de umidade(água) do cabelo é de aproximadamente 10%, porem tratamentos químicos (permanentes, tinturas relaxamentos, etc.), retira a umidade natural podendo assim deixar o cabelo com apenas 2% de umidade, quando isso ocorre você vai começar a notar pontas duplas. 

   Por isso temos que repor  imediatamente o nível de umidade para que não ocorra a ruptura(quebra) nas extremidades do cabelo, (Isto obviamente tem de ser evitado)





   O uso excessivo de aparelhos quentes também pode tirara umidade natural dos fios e
danificar a cutícula , Quando a cutícula fica danificada, o  cabelo pode perder o  brilho natural e tornar-se ressecados e com pontas duplas.





    Quem vive em locais com climas quentes e ensolarados ou árido,é bom ter produtos para cabelos que contenham  filtros solares para proteger o cabelo dos raios UV, pois a luz solar tem o mesmo efeito prejudicial quanto de um secador quente em seu cabelo.



                                       Agora vamos ver como repor a umidade dos cabelos

   O segredo para a adição de umidade para cabelos ressecados ou danificados é condicionamento profundo, então para repor a umidade dos seus fios faça bastante hidratações com máscaras que contenham em sua formula alguns desses componentes, mel, aloé vera, gérmem de trigo, panthenol, abacate, macadâmia, etc, pois assim você vai fazer a reposição hídrica dos seus fios ou seja vai repor a aguá que ele necessita.  
     Um método simples de restaurar a umidade é colocar algumas gotas de óleo de 
oliva(azeite), óleo de argan, ou óleo de coco na palma da mão e esfregar para aquecê-lo
e passar nos cabelos.
  Uma ou duas gotas de óleo no cabelo  é tão pouco, porém fazendo isso com bastante frequência garante que o cabelo seco tenha a quantidade adequada de umectantes para atrair e reter umidade. 

                                  5 Dicas básicas para tratar ou evitar cabelos ressecados 


                                                                                        Use um Shampoo hidratante
    Alguns shampoos pode tirar o óleo natural e umidade do cabelo,  Para rejuvenescer e hidratar o cabelo, use um shampoo que é feito especialmente para cabelos secos. Procure por shampoos especificados  como "hidratantes", evite produtos que contenham teores elevados de álcool, que vai ressecar o cabelo ainda mais, Shampoos hidratantes contêm óleos e outros ingredientes que ajudarão prender a umidade dentro do eixo do cabelo quando você lava-los.



                                                                                                     
                                                                                                    Hidratar os fios
Se você tem cabelo seco, você pode hidratar-lo usando um tratamento de condicionamento profundo uma ou duas vezes por semana.
Condicionamento profundo é a famosa "hidratação" feita com mascaras hidratantes normalmente deixadas em seu cabelo de 15 a 30 minutos para penetrar nos fios e foliculos capilare. 
    Você também pode fazer um tratamento de condicionamento profundo com produtos que tem em sua própria cozinha, Por exemplo a maionese é normalmente usado para condicionar o cabelo, mais isso é assunto para o próximo post que farei sobre receitas caseiras para hidratar os cabelos.
                        


                                                                                       Secar o cabelo naturalmente
   Usar com muita frequência secador, chapinha, babyliss ou qualquer outro método que aqueça bastante o cabelo com muita frequência pode ressecar os fios ou deixa-los frágeis e quebradiços.
O ideal após a lavagem é deixar os fios secarem naturalmente porém se você não tem tempo  para deixar suas madeixas secarem 100% naturalmente sempre que lava-los, você pode secar 50% dos cabelos com uma toalha e terminar de secar co o secador.
    Nunca esfregue o cabelo vigorosamente com uma toalha. Isto pode causar danos ao seu cabelo, principalmente  se ele já estiver desidratado.





                                                                                           Escovar/pentear o cabelo
   Escovar o cabelo cuidadosamente duas vezes por dia vai distribuir os óleos provenientes do couro cabeludo para o eixo do cabelo, escolha uma escova de cerdas macias.

    Escove o cabelo seco suavemente em cursos longos, para baixo a escova irá estimular o couro cabeludo e as glândulas sebáceas , aumentando a produção de óleos naturais para um brilho extra e ao mesmo tempo ajudando a remover a sujeira e partículas nocivas do cabelo. 
   Evite escovar o cabelo molhado. Em vez disso usar um pente de dentes largos para desembaraçar o cabelo quando molhado, pois molhados os cabelos ficam mais frágeis. 




                                                                                            Dieta equilibrada
  Uma dieta saudável não é apenas bom para o seu corpo, ela também tem um efeito sobre o seu cabelo, comer uma dieta equilibrada com abundância de verde, legumes, frutas, cereais integrais, proteínas magras e gorduras boas. 

  Alimentos ricos em proteínas bem como os que contêm vitamina A, B, C, E e K são muito boas para o seu cabelo. 
  Coma bastantes alimentos que são ricos em sílica como a batata, aspargos, pepinos e pimentões, pois a sílica é um mineral essencial para ter o cabelo saudável e brilhante.
   Alimentos ricos em ácidos graxos tais como peixe, linhaça, azeite, abacate e alguns frutos secos, são ideais para tratar ou evitar cabelos desidratado e quebradiço. em um outro post eu expliquei quais o alimentos certos para ter cabelos saudáveis Visualize Aqui .



   Menina é isso espero que tenham gostado das dicas, e até o próximo post.
Bjs!





9 comentários:

  1. Amei as dicas!!! Meu cabelo esta assim, ele é ondulado e está sem brilho nenhum :(

    Vou mudar isso rapidinho com as dicas do blog! Obrigada flor...!

    http://capuccinoebobagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei, a algum tempo resolvi tomar vergonha na cara e passar a fazer algumas hidratações, em casa mesmo, e já ta dando resultados, e também parei de usar chapinhas sempre,já que tenho muita quimica no meu cabelo, (definitiva sobre definitiva + progressiva + chapinha + secador = palhaaaaaa) Obrigada pelas dicas flor!

    http://askmetaylor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Cabelo ressecado é problema... já ouvi falar mto bem do óleo de argan... ñ tenho muita paciência com cuidados do cabelo rsrs.. fico mudando sempre de hidratante, shampoos, mas ñ achei um q desse realmente certo ainda. Ótimo post... ]bjs
    http://mahmaquiagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou sofrendo com os meus, mas entrando em uma operação contra!! Adorei o post!
    Seguindo!
    Deixo um convite para que conheça o meu cantinho!!
    Beijos!!,
    Marissol!!
    ➥ www.mypetitblog.com

    ResponderExcluir
  5. Dicas muito importantes estas cuido muito dos meus cabelos sigo tudoo a risca bjocas

    http://www.blogmulhervaidosa.com/2013/01/presentes-de-natal-marchetti.html

    ResponderExcluir
  6. Excelentes dicas!
    Antes eu pensava que a alimentação não influenciava na estrutura capilar, mas depois que eu virei vegetariana de vez e passei a ter uma alimentação adequada, pude notar que realmente tem tudo a ver. Enfim, acho que hidratação nunca demais!
    Abraços,
    Nova Perspectiva

    ResponderExcluir
  7. Já o meu problema é outro, meu cabelo é muito oleoso!
    www.blogdaduds.com

    ResponderExcluir
  8. Sou dependente da chapinha e do secador, adorei as dicas!
    http://emilesantiago.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Comecei lendo um post e quando vi já estava no quarto post. Suas dicas são ótimas. Ler seu blog me fez sair da frente do computador e ir fazer hidratação no meu cabelo. Muito bom!!

    http://www.savannestoreblog.com

    ResponderExcluir


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...