Tudo sobre umectação capilar

Olá meus amores Tudo bem?

    O assunto de hoje é umectação capilar, vocês já ouvirão falar? Sabem como fazer? Qual o cabelo que necessita de umectação? Qual o tipo de óleo que devemos usar?
  Pois é, para quem não sabe o que é ou tem duvidas sobre o assunto nesse post eu vou explicar tudo e tirar todas as duvidas.


   Umectação é uma técnica bem antiga que nada mais é que o banho de óleo, isso mesmo, existem diversos salões que aderiram a umectação para tratar cabelos ressecados e quebradiços, porem com o óleo correto podemos fazer em casa.

                                            Para que serve a umectação?

   Para que possamos entender melhor para que serve a umectação é legal saber que a nossa glândula sebácea  produz naturalmente um óleo rico em nutrientes que é um lubrificante natural dos nossos cabelos, o problema é que esse óleo natural produzido pelas glândulas sebáceas não chega até as pontas dos fios por isso  que geralmente a raiz do cabelo é sempre mais hidratada que as pontas.
    Ai é onde entra a umectação pois alguns tipos de óleos tem o poder de penetrar no interior dos fios repondo assim os nutrientes necessários para deixar o cabelo saudável

                                                     Quem deve fazer?

Este tratamento é ótimo para cabelos que estão muito ressecados, danificados por processos químicos, com pontas duplas ou quebradiços.
    
                                                     Qual o óleo deve-se usar para fazer umectação?
   A umectação tem que ser feita com óleo vegetal 100% puro, (não pode ser óleo mineral) algumas empresas de cosméticos já possuem óleos específicos para umectação.

               Alguns tipos de óleos que pode ser usado para fazer umectação

* Óleo de Abacate
* Óleo de Linhaça
* Óleo de Jojoba
* Óleo de Rícino
* Óleo de Argan
* Azeite Extra virgem
* Óleo de coco
* Óleo de semente de uva

                                         Como fazer Umectação?
   Para quem tem cabelos oleosos o recomendado é aplicar o óleo antes de lavar os cabelos, você pode fazer da seguinte forma: Aplique o óleo de sua escolha mecha por mecha, não aplique na raiz aplique do meio do cabelo para baixo dando uma atenção especial para as pontas, deixe agir por 1 hora, não é necessário usar nenhuma fonte de calor, e prossiga com a lavagem dos cabelos como de costume.
   Para quem não tem problema com oleosidade nos fios pode aplicar o óleo a noite antes de dormir, envolver o cabelo com uma touca e pela manhã lavar o cabelo normalmente como de costume.

    A Umectação pode ser feita uma vez por semana ou a cada 15 dias dependendo da necessidade dos cabelos, se seus fios estão muito danificados ou ressecados pode-se fazer semanalmente.
   Fiz um post bem legal com vários tipos de óleos e os benefícios que cada um proporciona aos cabelos para ver clique aqui

   Bom meninas é isso espero ter conseguido explicar tudo direitinho, porém se ainda tiverem duvidas deixem nos comentários que eu responderei todos.


Beijos.






23 comentários:

  1. Nossa não sabia disso, adorei o post e vou fazer no meu pra ver o resultado!

    Beijos mulher antenadíssima ♥♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim Rafa, depois você me conta o resultado.
      Beijos.

      Excluir
  2. Amiga Você tirou todas as Minhas Dúvidas a Tempo Que Eu Queria Um Post sobre umectação amei beijinhos http://katsouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor, que bom que gostou do post e conseguiu tirar suas dúvidas sobre umectação, agora você pode fazer em casa mesmo,você vai amar o resultado.
      Beijos.

      Excluir
  3. Oie :-)
    Nossa, ótimas dicas.Vou tentar fazer se der certo aviso aqui ok
    Bjo, bjo

    http://coloredsugarofyaya.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yasmin, pode fazer que você vai gostar, depois me conta o que achou do resultado.
      Beijos.

      Excluir
  4. Boa noite, vi seu blog no face e vim visitar!

    Já estou te seguindo e suas dicas são ótimas!

    beeijos,
    fernandaroseno.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Fernanda, seja bem vinda, bjs.

      Excluir
  5. Olá minha querida Lu!
    Amei seu cantinho e já estou te seguindo! Conte sempre com minhas visitinhas e comentários por aqui, viu!? Adorei a dica, não conhecia a umectação, mas achei tudo de bom!
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre. Uma semana especial para todos nós!
    CoisadeMenina
    facebook.com/BgCoisadeMenina
    Instagram: @enylacarolina / @laylafonseca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Layla muito obrigado pelo carinho e seja bem vinda.

      Excluir
  6. Dica super valiosa Luciana.O meu cabelo anda oleoso na raiz e as pontinhas elas tendem a ressecar um pouco,vou fazer seguindo tuas dicas.O óleo de semente de uva dizem que é muito bom o de óleo de coco melhor ainda(do tempo da vovó).Da um pouco de trabalho fazer em casa o óleo de coco(vou pedir pra mamãe fazer Rsrss...)mais acho melhor do que comprado pronto,me lembro bem que usei um tempo e o cabelo fica uma seda.Beijo flôr http://micarlaedavid.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Micarla pode seguir essas dicas que você vai ver que resultado legal principalmente nas pontas dos fios, o meu preferido é o óleo de coco também eu amo acho tudo de bom.

      Excluir
  7. amei dica amore meu cabelo vem gritando por socorro e nada resolve acho q vou tentar !
    BjOs de Nana =*
    Nana Pinho Em Cores
    O Manequim G3
    O Peso do Preconceito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nana que bom que gostou da dica flor pode fazer sim que você terá ótimos resultados.
      Bjs.

      Excluir
  8. Oi Lu! Eu faço umectação toda semana, mas só faço com cabelos secos, e deixo horas até lavar. quando eu fiz com cabelos úmidos, não gostei do resultado. E meu couro cabeludo e meus cabelos são mais pra ressecados.
    Adoro umectação com óleos e também com manteigas! Faço de 1 a 2 vezes na semana.
    bjks
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erika, eu também faço constantemente pois é notável a diferença nos fios apos a umectação eu prefiro fazer com o cabelo seco também.
      Bjs.

      Excluir
  9. Oi Lu. Vou fazer e se ficar bom eu comento aqui. bjs
    http://www.savannestoreblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priss faz sim flor com certeza você vai gostar, já estou ansiosa para saber os resultados.
      Bjs

      Excluir
  10. Umectação é tudo de bom não é mesmo? Nossos cabelos agradecem *-*
    Beijos
    http://masquecabelolindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Boa noite!!! Acabei de ver seu blog, muito legal parabéns... Uma dúvida? Posso fazer umectação com os cabelos ja limpos?? Eu acho que com ele limpo, as cuticulas recebem melhor o produto, o que vc acha?? E depois vc lava e sela com condicionador??? Bjos...

    ResponderExcluir
  12. Primeira vez que visito o blog e gostei muito da dica, eu nem sabia que existia umectação..rsrs... Mas depois de ler a respeito resolvi testar no meu cabelo pois ele tem muitas luzes é bem oleoso na raiz e super ressecado nas pontas sem dizer as pontas triplas que existem nele, eu estava quase optanto pela tesoura, mas resolvi testar a umectação antes pra ver se dava certo e deu. Fiz conforme recomendado para cabelo oleoso, passei o azeite extra virgem mesmo com o cabelo seco, deixei umas 2 horas e depois lavei com shampoo, passei uma mascara e finalizei com condicionador, ai pensei pronto vai pesar, mas depois que sequei ele e fiz uma escova básica me surpreendi, ele não pesou, as pontas ficaram lindas parece ate outro cabelo, ele ficou sedoso, macio e soltinho.. ameiii isso, agora vou fazer sempre que o cabelo pedir..rsrs.. Obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  13. A umectação é ótima. Penso que o achado ultimamente é o óleo de uva. É a primeira vez que vou utiliza-lo hoje, mas só ouço ótimas recomendações.
    Detalhe: Buscar óleos prensados a frio. Eles mantêm as propriedades naturais.

    Seu blog é ótimo! Parabéns! :)

    http://meucabelonatural.blogspot.com.br/
    www.meucabelonatural.com.br

    ResponderExcluir
  14. Fiz e adorei o resultado,incrivelvo resultado.As pontas do meu cabelo estavam muuito secas,agora depois da umectacao ele esta otimo.

    ResponderExcluir


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...